
Imagem ilustrativa
Projeto da Escola Técnica de Baixo Guandu (Retirada do site da PMBG).
Os municípios de São Gabriel da Palha e Baixo Guandu, terão escola técnica profissionalizante com 1.200 vagas cada. As unidades fazem parte do Programa Brasil Profissionalizado, do governo federal. Os locais para construção da escola já foram aprovados pelo Ministério da Educação (MEC).
A ideia é fortalecer a educação profissional e tecnológica. Esta semana os municípios receberam o secretário de Estado da Ciência e Tecnologia Jadir José Péla para uma audiência pública em que ficaram definidos os cursos que serão oferecidos. Eles terão duração de dois anos.
Em Baixo Guandu, os cursos oferecidos serão técnico em Enfermagem e técnico em Análises Clínicas. A secretária de Educação Sônia Maria Pereira Franquini disse que o terreno doado pelo município para construir a escola foi uma parte do Parque de Exposição, no bairro Santa Mônica.
Segundo ela, a área de festas tem 50 mil metros quadrados, e a doação para construção da escola foi de 15 mil metros quadrados. O restante continuará como local de festas. Sônia ressalta que o projeto para construção da unidade já está pronto e as obras devem começar em julho deste ano. “Já as aulas devem começar em 2014”, pontuou.
A construção das unidades é uma parceria entre os três governos. O município faz a doação ou cessão do uso de um terreno para implantação da escola. Já o governo federal repassa a verba para as construções, e o governo do Estado faz a gestão e manutenção das unidades.
Fonte: Gazeta Online